Meus Contatos:

Tel: 021 7879 6700

E-mail: profjoelalves2@hotmail.com

domingo, 1 de maio de 2011

Diabetes

Dizer que uma pessoa tem diabetes é o mesmo que dizer que ela tem uma quantidade de açúcar no sangue acima do que seria normalmente esperado. Até que isso poderia não significar muito, a não ser pelo fato de que este excesso de açúcar e as alterações hormonais que o acompanham costumam agredir os vasos sanguíneos e alguns dos principais órgãos do nosso corpo.

E a pergunta que logo vem à mente é: por que essas pessoas acumulam uma quantidade maior de açúcar no sangue? A resposta está em um hormônio bastante conhecido: a insulina.

Para entender melhor, imagine que você esteja dirigindo e seu carro começa a falhar. No painel, uma luz indica que é preciso reabastecê-lo. Após encher o tanque, o automóvel volta a funcionar. Agora pense na mesma situação acontecendo com o seu corpo. Assim como o veículo, a máquina humana também precisa de combustível para entrar em ação. Se faltar gasolina, o organismo sofre as conseqüências. Nosso combustível é a glicose (açúcar) retirada dos alimentos, que produz a energia necessária para sobrevivermos. Da mesma forma que a gasolina necessita de uma mangueira para ser colocada no tanque, a glicose precisa da insulina, hormônio fabricado no pâncreas que facilita a entrada do açúcar nas células. Só que para quem tem diabetes esse mecanismo não funciona assim. Quando o organismo não produz, produz insuficientemente ou não processa a insulina de forma adequada, há um aumento das taxas de glicose no organismo que, em níveis elevados, pode ser tóxica e levar a uma série de conseqüências.

Previnindo e tratando o diabetes


Os principais objetivos do tratamento de qualquer tipo de diabetes:


Normalizar os níveis de glicemia.

Manter diariamente o bem-estar físico e psicológico.
Permitir horários flexíveis de alimentação e atividades físicas.
Evitar variações extremas da glicemia (hipoglicemias e hiperglicemias).
Conseguir o melhor controle possível para evitar ou retardar complicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


BODY COMBAT

Start Fitness Consultoria