Meus Contatos:

Tel: 021 7879 6700

E-mail: profjoelalves2@hotmail.com

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Condromalácea da Patela

A articulação patelo-femoral é sítio de inúmeras lesões, dentre as quais destaca-se: a Condromalácea da patela. É a degeneração sustentada da cartilagem patelar. A patela é um osso, que serve de polia para a passagem do tendão do quadríceps. Articula-se com o fêmur, e quando ocorre alguma compensação biomecânica, observamos desgaste da cartilagem da patela (em contato com o fêmur). Em síntese Condromalácea patelar é o choque da patela, com o côndilo do fêmur, levando a um desgaste da cartilagem articular. Com a condromalácea, observa-se também, uma sinovite reacional devido ao impacto da bursa supra-patelar.

COMO OCORRE A LESÃO

Destacam-se dois mecanismos principais: síndrome do estresse fêmoro-patelar e trauma direto sobre a patela (impacto). Entretanto, desconhece-se a causa exata. Apontamos uma biomecânica patelar anormal, devido a desvios estruturais, como principal fator etiológico, porém o que se observa, é que pessoas com ângulo patelar normal, também adquirem condromalácea patelar. Sustento que, nestes casos, o que pode causar a patologia, é uma musculatura fraca, com pouca tonicidade, que venha a aumentar a descarga no tendão, sobrecarregando a patela.

ESTÁGIOS DA LESÃO

I- Amolecimento da cartilagem
II- Descolamento
III- Ulceração
IV- Formação de crateras e eburnação.

O atleta pode referir dor no joelho quando subir e descer escadas, no agachamento, quando se levanta de uma cadeira, na caminhada e, sobretudo, na corrida. Pode-se observar presença de edema ao redor da patela ou uma sensação de esmagamento durante a flexo-extensão do joelho. Vemos também, crepitação e dor à palpação na borda inferior da patela. Freqüentemente, o paciente reclama de rigidez depois de ficar muito tempo sentado e sente que o joelho" falseia”. Para identificar o problema: teste da compressão patelar (rechaço), RX e até mesmo ressonância magnética se necessário.

TRATAMENTO

Inicialmente, medidas conservadoras são o tratamento de escolha.
I – Evitar as atividades que provoquem dor: subir escadas, inclinações profundas dos joelhos e cócoras.
II- Uso de anti-inflamatórios orais.
III – Fortalecimento muscular de Quadríceps, principalmente, de vasto medial oblíquo (VMO), pequeno músculo que estabiliza a patela. Além dos isquitibiais ( músculos posteriores da coxa).
IV – Exercícios em cadeia cinética fechada (com os pés apoiados, sem sair do solo ou aparelho), são recomendados. Hack Machine, Leg press, Leg 45º, observando-se amplitude livre de dor.
V – Exercícios isométricos contra-resistência (sustentando o peso), devem ser realizados rotineiramente (cadeira extensora).
VI – Dentre as técnicas da eletroterapia, vemos no TENS um bom recurso para inibir os impulsos aferentes da dor, diminuindo o quadro álgico,
VII – A crioterapia (gelo) é um recurso eficaz para reduzir as necessidades metabólicas no local da lesão, principalmente, nas fases iniciais. Pode se usar calor posteriormente.
VIII- Alguns pacientes referem “melhora” usando uma “joelheira” de neoprene, aumentando compressão na área e/ ou, uma tira infra-patelar para alinhamento e pressão no tendão de Aquiles.
IX – O uso de palmilhas para corrigir pronação acentuada também pode ser útil em muitos casos.

RETORNO PARA ATIVIDADES

Não há necessidade de o atleta parar a atividade, a não ser que seja uma dor incapacitante que o leve no futuro a realizar cirurgia (em caso extremo). Normalmente, o atleta apresenta melhora significativa com tratamento conservador (fisioterapia).Então, desde que o atleta consiga tolerar a dor e o desconforto, ele pode continuar a treinar e competir, observando:

- Modificar o treino reduzindo a corrida, substituindo por bicicleta ergométrica.
- Exercícios de musculação para grandes e pequenos grupamentos musculares.
- Exercícios de alongamentos, principalmente quadríceps e isquiotibiais.

Desta forma, reduzindo o impacto quando ocorrer a dor, e treinando normalmente quando a dor desaparecer, o atleta estará mantendo seu nível de condicionamento, bem como sua performance e não prejudicará sua participação nas competições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


BODY COMBAT

Start Fitness Consultoria